segunda-feira, 12 de outubro de 2015

EXPERIENCIA COM SEMINARIOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO






No curso de Pedagogia Ead – Fundação Herminio Ometto – Uniararas, é realizado semestralmente seminários com temáticas sobre as concepções pedagógicas e relação prática e teoria dos pensamentos pedagógicos.
O objetivo é a formação de pedagogos para uma atuação profissional de excelência. Considerado como uma metodologia de estudo que possibilita novas ideias, novos questionamentos e novas perspectivas de pesquisas para os participantes; o processo de ensino na disciplina Projetos Gestoriais/Seminários, é concebido e vivido como movimento de interação entre professor e alunos para apropriação do conhecimento.

 Segundo Severino (2002,p.63)“O objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe”. 

Assim sendo é proposto aos alunos graduandos em pedagogia, uma atividade de sistematização coletiva de conhecimento, por meio de pesquisa bibliográfica, mobilizando uma análise crítica do tema proposto, potencializando uma prática pedagógica que oportuniza o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, afim de desempenharem o papel de protagonistas.

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM SEMINÁRIOS NO 3º SEMESTRE DO CURSO.
Temática proposta: Linguagem e expressões humanas.

 
Com as alunas organizadas em grupos, foi apresentado um cronograma para que o trabalho se desenvolvesse ao longo do semestre. Num total de 08 seminários, os temas desenvolvidos foram:  

  1. “A aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita”; 
  2.   “Práticas e usos sociais da leitura escrita: implicações pedagógicas”,
  3.   “A arte na educação infantil”;
  4.   “A arte no ensino fundamental e em espaços não escolares”;
  5.   “Literatura Infantil: formação, gêneros, temas e manifestações”;
  6.    “Literatura infantil: recepção, leitor e implicações didáticas”,     
  7. "Linguagem: texto e discurso”,   
  8. “Produção textual e da leitura”.



 










Resultados alcançados:

O diálogo com os autores das bibliografias sugeridas e outras pesquisadas pelos alunos, permitiu a compreensão dos temas propostos. 


Outro aspecto positivo, refere-se ao diálogo aberto entre tutor e alunos, possibilitando, o trabalho em grupo, cooperação, socialização de experiências para construção de um novo conhecimento, enriquecido pelo caráter de coletividade e de participação, além de aprimorar a capacidade de interpretação e síntese do conhecimento, sua apresentação e o registro (produção textual acadêmica) , conhecendo as normas ABNT.

Tal postura, dialógica e reflexiva constitui-se prática presente nas aulas e permite-nos compreender que o processo de aprendizagem não termina nunca: “quanto mais se avança, mais se desvendam coisas a desvendar” (De Masi, 2008, p.117). Em cada seminário, ainda há muito para ensinar e aprender.






Referências
DE MASI, Domênico. Diálogos criativos . Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

7 comentários:

Nilzdete G.de Souza disse...

Fazer seminário é trabalhoso mas é um meio de nos auto avaliar, através das apresentações podemos avaliar a fala , a postura o desenvolvimento, enfim tudo que envolve o trabalho , podendo a partir daí buscar melhorar cada vez mais

Susete Mendes disse...

A experiencia com Seminários tem sido extremamente importante para a formação das alunas.

Debora Miranda disse...

Concordo com a Nilzdete...foi difícil, mas com isso aprendi bastante e também consegui superar um pouco o medo...Agora vamos ver daqui pra frente...Vou me esforçar para melhorar cada vez mais...

Unknown disse...

O seminário serviu para eu perceber que precisa ter uma socialização de conhecimento para com o grupo ,saber propiciar o debate sobre o tema, que são tópicos que eu preciso trabalhar com mais afinco .Este é o meu objetivo para os próximos.

Katia Aparecida Souza da Silva disse...

Esse seminário, nos fez olhar mais adiante, e cada slide apresentado era como se quebrasse as correntes do medo, do nervosismo,isso faz parte, pois cada etapa vencida é como construir uma ponte para o conhecimento da vida. AGRADEÇO A DEUS.

Gilnea disse...

Esse seminário me fez observar que tenho que melhorar o nervozismo, para assim compartilhar meu conhecimento referente ao tema apresentado e que o trabalho em grupo é muito importante para mantermos o respeito. Vou me dedicar mais, pois é com os erros que aprendemos a nos auto avaliar.

Ludmila disse...

A experiência do seminário foi de grande aprendizado para minha formação acadêmica e profissional. Através dele aprendi como deve ser um trabalho acadêmico e como deve ser a apresentação. Aprendi agora devo me dedicar mais para os próximo ser melhor.