Segundo Barreiro e Gebran :
A articulação da relação
teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e
continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua
profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a
busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO;
GEBRAN, 2006, p. 22).
Percebemos
que apenas uma fundamentação teórica na formação do professor, não é
suficiente, é importante o imbricamento da pratica e teoria. Assim sendo o
educador deve buscar, além do saber, o fazer, estando cada vez mais presente a
ação - reflexão no dia-a-dia do processo educacional.
As
alunas de Pedagogia Ead – Uniararas da U.E Morro Doce, além dos estágios nas
escolas (Parceria Universidade e SME-SP), participam das diversas atividades
sócio culturais da comunidade, as quais contribuem muito para a formação de um profissional
de excelência, preparado para atender as necessidades educacionais dos cidadãos
da sociedade contemporânea.
REFERÊNCIAS
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
3 comentários:
Eu amo tudo isso, pois a cada dia o meu coração tem batido mais forte por Pedagogia.
Muito lindo esse trabalho...como é bom ver a alegria no rostinho de cada criança.
Realmente estou estudando o que eu gosto que é a pedagogia, aprender é muito importante, mas a prática é espetacular, poder fazer parte do aprendizado dessas crianças é muito gratificante. Espero a cada dia aprender e poder passar a diante meu conhecimento.
Postar um comentário